quarta-feira, 28 de março de 2012

Palavras Mágicas

Palavras mágicas são aquelas que abrem portas. Nada complicado como abracadabra ou qualquer coisa do gênero. São aquelas simples mesmo, do dia-a-dia e que ficam tão corriqueiras que muitas vezes nos esquecemos.

É incontestável o poder das palavras nas nossas vidas. As que dizemos e as que calamos; as que saem do olhar, as que são ditas com lágrimas, as que fluem de um sorriso, as que são gritadas em silêncios que machucam...

... e aquelas tão simples que parecem banais demais, mas que nos tornam pessoas educadas, simpáticas, agradáveis e que nem precisam de estudos ou de sermos adultos para que façam parte do nosso vocabulário.

Um "obrigado" substitui centenas de outras palavras; um "bom dia" pode ser o primeiro raio de sol na nossa janela, assim como um "boa noite" o último raio de luar da noite. "Com licença" abre caminhos e "perdão e desculpe" derretem corações e podem trazer oportunidades que estavam perdidas para sempre. O "por favor" faz hesitar o mais endurecido dos corações e pode até fazer com que mude de idéia.

"Você é importante pra mim" eleva a auto-estima; "você vai vencer" nos dá coragem para prosseguir e, enfim, as mais poderosas de todas as palavras: "amo você"! Nessas palavras estão incluídos dicionários inteiros, até mesmo com as palavras que desconhecemos.

A gentileza é uma arte que não nos custa nada e que nos trás enormes benefícios. O mundo não nos pertence e não vivemos isolados como ilhas no meio do oceano. Fazer uso das palavrinhas mágicas no nosso dia-a-dia não só vai nos tornar pessoas mais simpáticas, vai também construir pontes entre nós e aqueles que fazem parte da história da nossa vida.
© Letícia Thompson




terça-feira, 27 de março de 2012

60 anos de casamento

Presidente da SGI é casado desde 1952, há 60 anos, e ensina que a chave para um relacionamento saudável e duradouro é inspirar-se “ao pé da letra” nas orientações do mestre.



O presidente Ikeda foi entrevistado pela revista “Shofu no Tomo” sobre o tema “Uma vida construída em conjunto pelo marido e mulher”. Sobre esse tema, o mestre respondeu:

O assunto da minha própria experiência no casamento foi levantado e perguntaram que regras minha esposa e eu estabelecemos entre nós mesmos. Respondi que tudo o que o Sr. Toda ensinou-me é a nossa regra básica. Não poderia dar uma resposta diferente. Meu mestre foi um homem de grande sabedoria, que tinha a ensinar muito mais que qualquer livro. Ele foi o mestre da vida tanto para mim quanto para minha esposa e nos orientou paciente e detalhadamente em nossos negócios de família e nos apoiou em tudo.

Ainda hoje recordo suas orientações específicas:  ‘Não importa o que, sempre receba seu marido com um sorriso’;‘Quando as crianças já estivem grandes e na escola, envie-as com um aceno alegre todos os dias’.E ele frisou que não era um aceno sob as cobertas. Era para sair à porta da frente e olhar-lhes nos olhos para fazê-los sentirem-se seguros e amados enquanto partem. ‘Quando estiver ocupado e viajando muito, ligue para casa e incentive sua família’; ‘Deixe as crianças serem livres, mas sempre as observe e informe-se do que elas estão fazendo’.

Estas e muitas outras palavras foram dirigidas a nós durantes anos.
Seguimos ao pé da letra estas orientações e construímos uma família que nos proporcionou mais satisfação e realização do que poderíamos imaginar.

Perguntaram-me também: ‘Se o senhor fosse dar um prêmio à sua esposa, qual seria?’. Após a insistência do editor, respondi: ‘Eu lhe daria a Medalha do Sorriso’.

Dificilmente posso acreditar que passei da marca dos sessenta anos [hoje ele tem 84]. Esse é um triunfo da fé, e ao mesmo tempo, um tributo a todas as mulheres da SGI. Mas também é o triunfo de uma esposa, do legado dos esforços da minha esposa, à qual sou profundamente grato. Ela sempre apoiou-me com seu sorriso, decorando cada um dos meus dias com esta formosa flor.”


Edição 2123 - Publicado em 17/Março/2012 - Página C4