segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Praticar o Budismo rejuvenesce o corpo e a mente!

A vida é preciosa. Para aproveitá-la, nada melhor que viver cada dia de forma plena e feliz, desfrutando de boa saúde e longevidade. É nesse aspecto que a diretriz “prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade” produz resultados concretos. Nesta parte, trataremos da boa sáude.

Nitiren Daishonin escreveu:
“A vida é o mais precioso de todos os tesouros. (...) Um dia de vida é mais valioso que todos os tesouros do sistema de grandes mundos. (...) Além disso, você encontrou o Sutra de Lótus. Mesmo que viva mais um dia, pode acumular muito mais benefício. Como sua vida é realmente preciosa!” (WND, p. 955).

Rejuvenescer a cada ano
A prática budista torna as pessoas felizes e é capaz de rejuvenescer tanto o corpo como o espírito à medida que o tempo passa. Numa carta, Nitiren Daishonin incentivou Nitigue-nyo, esposa de Shijo Kingo, dizendo: “A senhora ficará mais jovem e sua boa sorte será acumulada” (WND, p. 464).

Estilo de vida saudável e equilibrado
Nitiren Daishonin cita a obra Grande Concentração e Discernimento, na qual o Grande Mestre Tient’ai identifica as seis causas da doença (cf. WND, p. 631).

Desarmonia entre os quatro elementos
O presidente Ikeda explica essas seis causas: “A primeira é a ‘desarmonia entre os quatro elementos’. No antigo pensamento asiático, tanto o corpo humano como o mundo natural consistiam dos quatro elementos: terra, água, fogo e ar. No que diz respeito ao corpo humano, nosso esqueleto, músculos e órgãos são a terra; o sangue e os fluidos corporais são a água; a temperatura é o fogo; e a respiração, o ar”.

Harmonia dos quatro elementos
“Acreditava-se que quando a harmonia entre os quatro elementos era rompida pelo clima fora de estação ou por outras influências, as pessoas ficavam doentes. Assim, era considerado importante viver de forma sábia e em sintonia com o ambiente.”

Comer e beber de forma imprópria
“A segunda causa da doença é ‘comer e beber de forma imprópria’ e refere-se ao consumo excessivo de comida ou de álcool ou a fazer refeições irregulares.”

Prática imprópria de meditação sentada
“A terceira causa é a ‘prática imprópria de meditação sentada’. Em termos gerais, pode ser interpretada como um estilo de vida insalubre e desequilibrado.”

Dieta sensata e equilibrada
“Em outras palavras, as primeiras três causas da doença salientam a importância de uma dieta sensata e saudável, sono suficiente, exercícios regulares e estilo de vida equilibrado.”

Ataque das maldades
“A quarta causa da doença é o ‘ataque das maldades’. Em termos contemporâneos, podemos interpretá-la como os ataques ao corpo por causas exteriores, tais como germes e vírus, e também o estresse.”

Trabalho das maldades
“A quinta é o ‘trabalho das maldades’. ‘Maldades’ refere-se às funções negativas que atuam na vida e são ativadas pelo estresse mental que fazem surgir os desejos ilusórios tais como os três venenos (avareza, ira e estupidez). Essas funções negativas penetram profundamente na vida da pessoa, destruindo seu equilíbrio espiritual e o funcionamento apropriado do corpo e da mente.”

Efeitos do carma
“A sexta causa da doença são os ‘efeitos do carma’ — doenças ou indisposições resultantes do carma negativo criado tanto nesta como em existências passadas.”

Diferentes combinações
“Apesar das seis causas da doença terem sido apresentadas em separado, em muitos casos a doença é na verdade causada pelas diferentes combinações das seis.”

Equilíbrio na vida
As quatro primeiras causas podem ser evitadas com cuidados individuais, como boa alimentação e exercício físico, por exemplo. Basta utilizar a sabedoria para encontrar equilíbrio na vida, dormindo o suficiente e evitando o acúmulo de cansaço.

A base da saúde
A prática budista dedicada ao Kossen-rufu é a base da saúde. Isso porque ela torna a pessoa capaz de extrair energia vital, triunfar sobre as forças negativas e transformar o carma. Nitiren Daishonin fez a famosa declaração: “O Nam-myoho-rengue-kyo é como o rugido do leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?”

Renove a vida
O presidente Toda declarou com absoluta convicção: “Se tiver forte fé, então, assim como o sutra afirma, você obterá uma nova e poderosa energia vital, conseguindo uma renovação na vida no que diz respeito aos seus negócios e também a sua saúde. (...) [As coisas de que você necessita para o sustento de sua vida] continuarão a brotar, tal como a água borbulhando da terra.”

Conclusão
O presidente Ikeda conclui: “O Budismo Nitiren procura responder à seguinte questão: O que é a verdadeira saúde? Superar os quatro sofrimentos de nascimento, velhice, doença e morte não se trata de uma questão teórica. Devemos ir além dessas questões sobre como conduzir uma vida longa, saudável e realizada e como morrer sem sofrimento. O Budismo nos ensina a ter a sabedoria para conseguir isso. A prática budista pode ser descrita como um ‘‘regime saudável’’ para regular o corpo e a mente.”
(Todas as citações foram extraídas de: BS, edição nº 1.743, 10 de abril de 2004, p. A3.)




Edição 2096 - Publicado em 20/Agosto/2011 - Página A6



sábado, 20 de agosto de 2011

Incentivos do Mestre


Inspira-nos as palavras do presidente Ikeda, as quais ele afirma:

Todo o universo está tocando um som maravilhoso. O próprio universo é uma sinfonia da vida, um coral cantando por todos os seres e fenômenos uma serenata, um noturno, uma balada, uma opera, uma suite. O universo toca todos os ‘sons maravilhosos’. A base disso tudo é a Lei Mística. É o Nam-myoho-rengue-kyo.
Portanto, o Gongyo é essencialmente uma ‘canção de despertar’ que faz o sol surgir em nosso coração, e também um noturno, uma ‘Sonata ao Luar’, que ilumina nosso coração com a luz da lua durante a noite. Recitar o Sutra é como declamar um poema. E recitar Daimoku é como cantar uma obra musical. Nossa prática diária é a atividade mais cultural de todas”.

 (Terceira Civilização, edição no 516, agosto de 2011, p. 41).





sexta-feira, 19 de agosto de 2011

GRUPO CORAÇÃO - Área Júlio de Castilho



Reunião realizada nesta quinta-feira, 18/08, na casa da Mariko, líder da DF da área Júlio de Castilho.

Relatos, estudo da matéria, incentivos e grande alegria fizeram parte deste encontro com as líderes de bloco da DF.

Parabéns a todas!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

3ª AULA DO GRUPO ZENSHIN





Quinta-feira, 11/08, realizamos a 3ª aula para líderes de área e do grupo Zenshin, cujo objetivo principal foi incentivar a todas sobre a importância dos estudos e da participação no Exame de Budismo.

A aula prática: A importância da leitura, abordou  incentivos sobre a purificação dos sentidos como fator de aprimoramento de nossas capacidades, para entender o que lemos, ouvimos e pensamos.

O estudo foi Luz da filosofia, chama do espírito de procura , publicado no Encontro com o Mestre de 1º de janeiro de 2011:   

“...O Budismo de Daishonin, que nós da SGI praticamos, é um ensinamento universal; é como o sol que ilumina todas as pessoas...”

“...Os exames de Budismo proporcionam uma oportunidade para acumular imenso benefício não apenas para quem está se esforçando arduamente para aprofundar sua compreensão do Budismo de Daishonin como também para todos os demais envolvidos, incluindo as pessoas que os apoiaram nos estudos, os que ficam responsáveis por ministrar e corrigir os exames e também o pessoal que cuida dos preparativos do dia. Assim como declara Daishonin: “Onde há a virtude invisível, haverá a recompensa visível”. (WND-1, pág. 907). Todos aqueles que participam e que apoiam os exames de Budismo estão plantando as sementes para se tornarem proeminentes filósofos, educadores e líderes de permanente vitória e felicidade...”

Alguns relatos de companheiras durante a atividade:

Maria Mercedes e Alba da área Coronel Antonino:
“ Na ultima reunião tiveram algumas faltas, mas estão fazendo visitas  para 100% de presença na próxima reunião. Confeccionaram um folder no qual cada participante anota a matéria estudada, os objetivos e as “tarefas” para fazer entre uma reunião e outra, como visitas, daimoku, divulgação de impresso.”
Patricia e Daniela da área Centro relataram que:
“Cada participante recebeu um caderno com orientações de Sensei e com vários objetivos a serem alcançados entre uma reunião e outra (como visitas, daimoku, divulgação de impresso). A cada vitória, a zenshin ganha um adesivo como prêmio! Estão empenhadas em 100% de participação na próxima reunião.”

Jaqueline da área Bandeirantes disse que:
“Na última reunião, confeccionaram uma caixa na qual depositaram os objetivos e decisões de cada participante até o final de 2011. Na última aula abrirão a caixa e haverá festival de relatos.”

Zeuza da área Julio de Castilho relatou:
“As participantes tem vários problemas e dificuldades em comum e decidiram ser vitoriosas em sua revolução humana até a próxima reunião. Decidiram mudar as atitudes no dia a dia para transformar a suas vidas.”

Graciele da área Tijuca contou que:
“Na ultima reunião foram lançadas decisões e na próxima haverá relatos sobre as vitórias de cada uma. As reuniões estão sendo realizadas com muita emoção! Há participantes novatas na prática da fé que, com a participação nas aulas do Zenshin, sentiram-se muito incentivadas. Houve caso de uma Zenshin que estava afastada da prática, mas após ter participado da última atividade, renovou a decisão de lutar pelo Kossen Rufu e atuar ativamente no bloco.”

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Carta enviada pelas líderes da DF e DFJ de SP


São Paulo, 06 de Agosto de 2011

Estimadas Companheiras da Lei Mística da RM Campo Grande,

Desejo que todas estejam muito bem de saúde e forte disposição.
Parabéns pela realização da atividade conjunta DF/DFJ, preciosas lideres Monarcas do SEC.XXI.
Daqui de São Paulo eu e a Keila, enviamos do fundo dos nossos corações uma forte salva de palmas, tão intensa que chegará até vocês como uma melodia fazendo ecoar o grito de vitórias na cidade morena.
Podemos imaginar o aspecto radiante e promissor, prontas para comemorarem com forte paixão e convicção a vitória de todos os objetivos lançados para esse segundo semestre.
Se não vencermos neste ano de 2011, não podemos visualizar a vitória em 2030, não é mesmo?
Por outro lado, agradecemos profundamente pelos resultados da concretização dos chakubukus, pois a RM Campo Grande vem se destacando dentro da nossa sub centro oeste2.
Desta forma solicitamos às nossas lideres de distrito e acima, que destaquem e registrem também majestosamente um grande resultado na próxima reunião nacional de dirigentes.
Em uma ocasião o Ikeda Sensei afirmou: “Quando se batalha e se devota a vida com seriedade à ardente chama da lei Mística, ao bem estar das pessoas e à prevalência da justiça, todas as barreiras de dificuldades são suplantadas infalivelmente - esta fórmula do budismo foi demonstrada com maestria pela grande marcha de vitórias da BSGI.”.
Vamos marcar essa atividade com a participação de 100% de responsáveis de bloco, e como resultado, que a vida de cada uma de vocês brilhem com imensos benefícios provenientes da dedicação, convicção, esforço, coragem, esperança e de muito mais daimoku.
“Pode ser que algumas de vocês enfrentam dificuldades. Porém, não há a menor dúvida de que no final triunfarão vitoriosamente por manterem a suprema filosofia que revela com perfeita clareza a correta visão sobre a vida e a felicidade. Por favor, forjem-se com toda a disposição como jovens de caráter inabalável e destemido”. Assim o nosso mestre nos incentiva.
Nitiren Daishonin afirma: “aqueles que crêem no Sutra de lótus reúnem a boa sorte de dez mil milhas de distancia”. Desejamos sinceramente, felicidades mil, e vamos lutar alegremente e decididamente pelo grande propósito do Kossen Rufu!

Um forte e carinhoso abraço a todas!

Beth Watanabe Resp. da DF Da Sub Centro Oeste 2
Keila Macedo- Resp. da DFJ da Sub Centro oeste 2.


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Reunião de LUTA CONJUNTA: DF + DFJ

 DF + DFJ = LUTA CONJUNTA

No último sábado, 06/08/2011, as líderes de Distrito acima da DF juntamente com a DFJ da RM Campo Grande, realizaram um maravilhoso encontro na Sede Regional, com o objetivo de retomar a luta conjunta entre as duas divisões.

INÍCIO 

<><>
Aspecto inicial da atividade


CANÇÕES

A reunião iniciou com muita alegria, quando representantes da DF e da DFJ entoaram as canções NOVO AMANHECER e MAIS UM DIA FELIZ.


A ALEGRIA DAS PARTICIPANTES


PALAVRAS DE ABERTURA


Nas palavras de abertura, apresentamos os objetivos da atividade e incentivos com lindas frases de Sensei para as mulheres. "Não há nada mais poderoso do que a oração de uma mulher".


 


 O ESTUDO


Estudamos a mensagem da Sra. Kaneko Ikeda, enviada em fevereiro para todas as mulheres Soka.


RELATOS

Durante o estudo da mensagem, pudemos nos emocionar com os relatos de nossas companheiras.


 Aqui, o relato de chakubuku da Adriana Padilha.


 

Relato da Martinha Takeuti.

 


Relato da Mariko Utida.



E o relato da Angela Caballi.


INCENTIVOS

Nossa líder da DFJ: Débora Miranda fez seus incentivos.



Assim como a nossa líder da DF: Olindina Nagata, que, em suas palavras,  conclamou a todas para serem vitoriosas em 2011, concretizando os objetivos de chakubuku, impresso, kofu e exame de budismo.



Pudemos, então, renovar nossa decisão de corresponder aos anseios do mestre e saímos da reunião com muito mais alegria.

 APOIO


Equipe da Apoio: Cerejeira e Vitória Régia.

Também contamos com o apoio da DMJ na sonoplastia.

Obrigada a todos que contribuíram para o sucesso da atividade.


Frase da Semana


Vamos respeitar os novos companheiros e desenvolvê-los em seres humanos de valor e muito mais capacitados do que a nós mesmos — eis uma atitude que faz parte da tradição da Soka Gakkai. Vamos assim nos empenhar diligentemente para a vitória perene! 

 Daisaku Ikeda