quarta-feira, 27 de julho de 2011

HARMONIA FAMILIAR

Harmonia vem da ação corajosa

Não basta orar e esperar que a harmonia familiar aconteça. Não existem soluções mágicas. É preciso orar com seriedade e paixão pelo Kossen-rufu e ter o comprometimento de agir de acordo com essa oração. A harmonia familiar vem da transformação do coração de pelo menos um membro da família. E deve começar conosco.

Máximo empenho

A harmonia familiar surge quando o desafio é enfrentado, mudando a si mesmo e fazendo do próprio coração a fonte de harmonia. O presidente Ikeda incentiva: “A realidade é rigorosa. O pior é evitar as responsabilidades. Pensar que as coisas darão certo de alguma forma só porque estamos praticando significa tirar vantagem da prática da fé. Após orarmos para algum objetivo, precisamos nos empenhar ao máximo para concretizá-lo. Essa é a verdadeira fé” (Ibidem, edição no 1.569, 26 de agosto de 2000, p. A3).

Todo problema tem solução

Todas as famílias passam, num maior ou menor grau, por sofrimentos e dificuldades, e é exatamente em ocasiões assim que a força da família é testada. Para uma família possuidora do remédio eficaz da Lei Mística, não há em absoluto nenhum problema que não possa ser vencido. (...) A chave encontra-se numa pessoa que se levanta sozinha, conseguindo, assim, conduzir seus familiares para a vitória e a felicidade“ (Ibidem, edição no 1.985, 2 de maio de 2009, p. B6).

A benevolência na família

“O que importa é o amor, a benevolência. Compreendendo isso, tudo que temos a fazer é recitar o Daimoku visando a um supremo objetivo e empenharmo-nos pela verdadeira felicidade“ (Ibidem).

Supremo objetivo

Um exemplo claro da busca pela harmonia familiar é a campanha Cada Família faz Um. Quando os familiares se unem, oram e agem para concretizar um Chakubuku surgem grande alegria e harmonia.

Conclusão do Mestre

Uma vez que nos tornamos uma família devido a uma profunda ligação, devemos nos ajudar uns aos outros a sermos felizes como bons amigos. Uma família cujos integrantes compartilham o supremo ideal do Kossen-rufu e que se apoiam mutuamente, ajudando-se e dando condições para que seus integrantes cresçam, é uma família criativa e que progride. Não estou falando de um lar repulsivo e fechado para o mundo exterior como se fosse um castelo, mas sim um lar aberto que contribui para a comunidade e a sociedade, objetivando alcançar esses nobres ideais. Não é um castelo fortificado, mas mais parece um avião voando bem alto” (Ibidem).

Seja o sol

“Se nós mesmos nos tornarmos um sol, não haverá escuridão no mundo. Se houver uma única pessoa em casa que seja como o sol, toda a família será iluminada” (Ibidem).

BS - Edição 2093 - Publicado em 23/Julho/2011 - Página A6


Nenhum comentário:

Postar um comentário