domingo, 17 de julho de 2011

Paz, cultura e educação



As diversas atividades promovidas pela SGI visando contribuir para a solução de problemas globais da sociedade são inspiradas no espírito e nos princípios do Rissho ankoku ron. Consta no tratado a seguinte passagem: “Se o senhor se preocupasse ainda que um pouco com sua segurança pessoal, deveria primeiro orar pela ordem e tranquilidade em todos os quatro quadrantes da Terra, não é mesmo?”

Como integrantes da SGI e herdeiros do espírito do Rissho ankoku, nossa missão é livrar o mundo das guerras, da pobreza, da fome, da doença, da discriminação e de todos os tipos de miséria. Cada pessoa possui a importante missão para tornar isso realidade e não cair no mero idealismo. Cada um deverá pensar e agir da melhor forma e de acordo com suas condições.

Como o próprio presidente Ikeda observa: “Chegará uma época em que será necessário criar instituições específicas para promover o intercâmbio de paz e cultura. (...) O seu propósito não será algo estreito como o de favorecer as atividades religiosas da Soka Gakkai, será o de concretizar a felicidade da humanidade e a paz do mundo. Esses órgãos passarão naturalmente por vicissitudes próprias geradas pela diversidade de opiniões sobre as questões sociais. Contudo, o ponto básico deverá ser sempre o ato de orar pela ‘ordem e tranquilidade pelos quatro cantos da Terra’, e o de estabelecer a ideologia de considerar o ser humano em primeiro lugar para que todos possam viver felizes e plenos de satisfação. A ampla difusão desse pensamento na sociedade para criar a era do triunfo da humanidade é o nosso desejo e o espírito do Rissho ankoku ron”.

(Nova Revolução Humana, v.4, p. 172.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário