segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Praticar o Budismo rejuvenesce o corpo e a mente!

A vida é preciosa. Para aproveitá-la, nada melhor que viver cada dia de forma plena e feliz, desfrutando de boa saúde e longevidade. É nesse aspecto que a diretriz “prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade” produz resultados concretos. Nesta parte, trataremos da boa sáude.

Nitiren Daishonin escreveu:
“A vida é o mais precioso de todos os tesouros. (...) Um dia de vida é mais valioso que todos os tesouros do sistema de grandes mundos. (...) Além disso, você encontrou o Sutra de Lótus. Mesmo que viva mais um dia, pode acumular muito mais benefício. Como sua vida é realmente preciosa!” (WND, p. 955).

Rejuvenescer a cada ano
A prática budista torna as pessoas felizes e é capaz de rejuvenescer tanto o corpo como o espírito à medida que o tempo passa. Numa carta, Nitiren Daishonin incentivou Nitigue-nyo, esposa de Shijo Kingo, dizendo: “A senhora ficará mais jovem e sua boa sorte será acumulada” (WND, p. 464).

Estilo de vida saudável e equilibrado
Nitiren Daishonin cita a obra Grande Concentração e Discernimento, na qual o Grande Mestre Tient’ai identifica as seis causas da doença (cf. WND, p. 631).

Desarmonia entre os quatro elementos
O presidente Ikeda explica essas seis causas: “A primeira é a ‘desarmonia entre os quatro elementos’. No antigo pensamento asiático, tanto o corpo humano como o mundo natural consistiam dos quatro elementos: terra, água, fogo e ar. No que diz respeito ao corpo humano, nosso esqueleto, músculos e órgãos são a terra; o sangue e os fluidos corporais são a água; a temperatura é o fogo; e a respiração, o ar”.

Harmonia dos quatro elementos
“Acreditava-se que quando a harmonia entre os quatro elementos era rompida pelo clima fora de estação ou por outras influências, as pessoas ficavam doentes. Assim, era considerado importante viver de forma sábia e em sintonia com o ambiente.”

Comer e beber de forma imprópria
“A segunda causa da doença é ‘comer e beber de forma imprópria’ e refere-se ao consumo excessivo de comida ou de álcool ou a fazer refeições irregulares.”

Prática imprópria de meditação sentada
“A terceira causa é a ‘prática imprópria de meditação sentada’. Em termos gerais, pode ser interpretada como um estilo de vida insalubre e desequilibrado.”

Dieta sensata e equilibrada
“Em outras palavras, as primeiras três causas da doença salientam a importância de uma dieta sensata e saudável, sono suficiente, exercícios regulares e estilo de vida equilibrado.”

Ataque das maldades
“A quarta causa da doença é o ‘ataque das maldades’. Em termos contemporâneos, podemos interpretá-la como os ataques ao corpo por causas exteriores, tais como germes e vírus, e também o estresse.”

Trabalho das maldades
“A quinta é o ‘trabalho das maldades’. ‘Maldades’ refere-se às funções negativas que atuam na vida e são ativadas pelo estresse mental que fazem surgir os desejos ilusórios tais como os três venenos (avareza, ira e estupidez). Essas funções negativas penetram profundamente na vida da pessoa, destruindo seu equilíbrio espiritual e o funcionamento apropriado do corpo e da mente.”

Efeitos do carma
“A sexta causa da doença são os ‘efeitos do carma’ — doenças ou indisposições resultantes do carma negativo criado tanto nesta como em existências passadas.”

Diferentes combinações
“Apesar das seis causas da doença terem sido apresentadas em separado, em muitos casos a doença é na verdade causada pelas diferentes combinações das seis.”

Equilíbrio na vida
As quatro primeiras causas podem ser evitadas com cuidados individuais, como boa alimentação e exercício físico, por exemplo. Basta utilizar a sabedoria para encontrar equilíbrio na vida, dormindo o suficiente e evitando o acúmulo de cansaço.

A base da saúde
A prática budista dedicada ao Kossen-rufu é a base da saúde. Isso porque ela torna a pessoa capaz de extrair energia vital, triunfar sobre as forças negativas e transformar o carma. Nitiren Daishonin fez a famosa declaração: “O Nam-myoho-rengue-kyo é como o rugido do leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?”

Renove a vida
O presidente Toda declarou com absoluta convicção: “Se tiver forte fé, então, assim como o sutra afirma, você obterá uma nova e poderosa energia vital, conseguindo uma renovação na vida no que diz respeito aos seus negócios e também a sua saúde. (...) [As coisas de que você necessita para o sustento de sua vida] continuarão a brotar, tal como a água borbulhando da terra.”

Conclusão
O presidente Ikeda conclui: “O Budismo Nitiren procura responder à seguinte questão: O que é a verdadeira saúde? Superar os quatro sofrimentos de nascimento, velhice, doença e morte não se trata de uma questão teórica. Devemos ir além dessas questões sobre como conduzir uma vida longa, saudável e realizada e como morrer sem sofrimento. O Budismo nos ensina a ter a sabedoria para conseguir isso. A prática budista pode ser descrita como um ‘‘regime saudável’’ para regular o corpo e a mente.”
(Todas as citações foram extraídas de: BS, edição nº 1.743, 10 de abril de 2004, p. A3.)




Edição 2096 - Publicado em 20/Agosto/2011 - Página A6



Nenhum comentário:

Postar um comentário